Veja os benefícios da prática do basquete para o desenvolvimento físico e mental

Competição Online: veja como a APABA auxilia seus atletas à distância
7 de setembro de 2020
SANTO ANDRÉ/APABA É O GRANDE VENCEDOR DO LBF CAIXA SOCIAL 2020
16 de outubro de 2020
Exibir tudo

Veja os benefícios da prática do basquete para o desenvolvimento físico e mental

As formas de obter uma melhor qualidade de vida são muitas e a prática de esportes sempre surge como uma das alternativas, sendo o basquete uma das atividades mais completas por trazer benefícios tanto físicos quanto mentais para o indivíduo que o desenvolve.

Conheça quais são os benefícios do basquete

O basquete estimula uma maior concentração de serotonina na corrente sanguínea, diminuindo os níveis de estresse, melhorando o humor e o sono. Além disso, o esporte ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, aprimora os reflexos, auxilia no trabalho em equipe e gera novas experiências relacionais.

Visto que o esporte é um grande aliado para o equilíbrio da saúde mental e física, por todos os benefícios que cultiva para a vida de quem o pratica, ele também desenvolve habilidades como a resistência, já que os atletas precisam aguentar um bom tempo em pé durante os jogos, sendo um ótimo exercício respiratório. Uma de suas características também se dá na possibilidade de treinar tanto em grupo quanto individualmente, algo que é importante para que o praticante possa se conhecer e entender, levando à equipe suas qualidades e dando chances de aprimorar as próprias falhas.

O benefício do basquete no desenvolvimento da criança e adolescente

Na infância muito se aposta em esportes para que as crianças desenvolvam novas relações sociais, aprendendo a compartilhar, lidar com frustrações e a respeitar o próximo. Porém, o que se obtém com basquete é ainda mais satisfatório. Iniciando o esporte na infância, em relação a parte física, a prática se torna ainda mais eficaz, por trazer benefícios como o desenvolvimento da coordenação motora e do sistema cardiorrespiratório, através de treinamentos intensivos, auxiliando no desenvolvimentos dos ossos, músculos e articulações.

Da mesma forma, os resultados também são positivos na parte psíquica, a partir dos neurotransmissores que acabam por diminuir a incidência de casos de depressão em crianças, já que o basquete faz com que o indivíduo ganhe mais confiança e também aprenda a fazer o mesmo com o próximo, por conta do envolvimento que acontece com o time. Para mais, ocorre o desempenho do controle emocional, raciocínio e determinação, que surgem no decorrer dos treinos e jogos, colaborando para a execução conjunta de todos esses mecanismos.Portanto, o espírito de equipe também acaba sendo crucial para o bom desempenho do praticante e de seu time, de forma que aconteça um bom relacionamento interpessoal, auxiliando no envolvimento da criança e adolescente com a sociedade.

Então, com a prática do basquete sendo motivada desde cedo, além de aprimorar o desenvolvimento individual e coletivo, também irá ajudar a melhorar a qualidade de vida por conta do comprometimento com as tarefas, conhecimento de outras culturas e até criação de laços. São aprendizados importantes que se encaixam em diferentes âmbitos da vida de uma pessoa, que com o decorrer dos anos, saberá lidar melhor, por exemplo, com as pessoas da vizinhança, do trabalho, dentre outros locais. Além disso, o indivíduo que pratica o basquete, se beneficia psicologicamente, resultando em uma saúde mental equilibrada, conseguindo lidar melhor com obstáculos e frustrações que surgirão, ou seja, o incentivo do esporte possibilita um desenvolvimento positivo do âmbito biopsicossocial do sujeito.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support