Santo André vence a primeira da final do Paulista Feminino

SELETIVA DE BASKETBALL 2022
26 de novembro de 2021
Rafael Choco assume time feminino de Santo André
10 de março de 2022
Exibir tudo

Santo André vence a primeira da final do Paulista Feminino

Crédito – Ellen Costa/Sesi Araraquara

Araraquara (SP) – O Basketball Santo André/APABA saiu na frente na série melhor de três do playoff – final do Campeonato Paulista Feminino ao derrotar o Sesi Araraquara, nesta quinta-feira, por 45 a 35 (25 a 12 no primeiro tempo), em jogo válido pela primeira rodada, disputado no ginásio do Sesi, em Araraquara.

E a partida, como é de costuma numa final, foi marcada pelo nervosismo e ansiedade, mas o Santo André/APABA conseguiu controlar melhor suas emoções e logo passou a comandar o marcador. Desta forma, abriu vantagem, graças ao bom rendimento defensivo (recuperou 16 bolas ao longo do jogo), que brecou poderio de ataque da equipe da casa nos três primeiros quartos.

Nos dez minutos finais, o time de Araraquara baixou bastante a diferença, mas o representante do Grande ABC, mesmo oscilando e cometendo alguns erros, manteve o comando do marcador para vencer a primeira da série decisiva – 12 a 08 (primeiro quarto), 13 a 04 (segundo quarto), 10 a 06 (terceiro quarto) e 10 a 17 (quarto final).

As atletas mais efetivas do time andreense foram Glenda Cruz (14 pontos, 08 rebotes e 04 bolas recuperadas), Lays da Silva (11 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas) e a cubana Ariadna Felipe (08 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas). Pela equipe de Araraquara: Aline Moura (12 pontos e 11 rebotes – double-double) e Gabriela “Sosso” Soares (09 pontos e 08 rebotes) foram as jogadoras mais efetivas.

“Estamos muito felizes com esta vitória, mesmo seguindo com o problema de revezamento. Sabemos a importância de revezar as jogadoras, ainda mais com o calor que estava no ginásio. Mas, não canso de dizer que esta equipe merece todos os nossos aplausos, pois é um grupo que não desiste nunca. São guerreiras. Nem sempre estamos felizes no ataque, mas elas não desistem nunca de marcar”, analisou a técnica Arilza Coraça.

“Tivemos em quadra a Aninha Dias, que é jovem e já tem entrado, e também a Giovana da Silva, de apenas 16 anos, que é formada na nossa base, ajudando muito no revezamento. Essa vem sendo uma temporada atípica, depois de uma pandemia, e as jogadoras sentem isso, por uso, temos algumas atletas que acabaram se contundindo. Mas, superamos tudo isso e vencemos. Agora, é seguir com os pés no chão e fazer uma festa bonita em Santo André, digna de uma final, assim como ocorreu aqui em Araraquara”, acrescentou a treinadora andreense.

“As meninas estão de parabéns, assim como a minha comissão técnica (Rafael Chocolate, Leila dos Santos, Marcão Augusto, Andreia Magini e o Wagner Barreira). E quero agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Santo André e do Paulo Serra, nosso prefeito”, completou Arilza.

Já a experiente Jaqueline de Paula mantém o foco para o segundo jogo. “O primeiro passo foi dado e o time está de parabéns. Agora vamos corrigir os erros que tivemos, erros que não vínhamos cometendo, contudo pode ser pela ansiedade do primeiro jogo das finais. Mas, já passou. Agora, é descansar e focar o próximo em casa com a nossa torcida nos ajudando”, relatou a lateral.

“Sabíamos da importância de sair com a vitória neste primeiro jogo, pois era o nosso objetivo e conseguimos, mesmo não tendo o desempenho que esperávamos. Agora é focar a próxima partida em casa e seguimos firmes em busca do nosso objetivo”, completou a pivô Glenda Cruz.

O segundo confronto da série, que pode ser o decisivo, está marcado para domingo (28), às 18h, no Ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André. Um novo resultado positivo garante o título ao Basketball Santo André/APABA.

O terceiro jogo, se necessário, acontece na quarta-feira (1º), às 19h, novamente no Grande ABC.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support