CRIAR HÁBITOS SAUDÁVEIS

BASQUETE PODE AJUDAR ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
20 de abril de 2021
A coordenação motora é outro benefício gerado pela prática esportiva na infância
30 de junho de 2021
Exibir tudo

CRIAR HÁBITOS SAUDÁVEIS

Na primeira postagem falamos sobre os benefícios da prática esportiva na infância e citamos 8 deles.
Te convido a nos acompanhar nas próximas com uma análise um pouco mais profunda para cada um dos benefícios.

É comum que adultos ativos tenham tido uma infância rica em prática esportiva, e isso se dá através de investimentos por parte dos pais.
Não estou falando da formação de um atleta, mas da criação de hábitos saudáveis que perdurem por toda vida, fazendo com que essa criança se torne um adulto ativo e saudável.

De que maneira criamos novos hábitos?
A prática contínua vai gerar novos hábitos e por esse motivo devemos estar atentos a qual estímulo diário temos dado às nossas crianças. É justo que os pequenos tenham tempo para brincar de videogames, mexer com celular e assistir televisão, porém, o maior estímulo a ser dado e pensando num futuro saudável, é a prática esportiva, seja ela qual for.

Para isso é necessário que eles vejam essa disposição em nós adultos, para que através do exemplo não seja necessário obrigá-los.
Algumas literaturas dizem que com a prática diária após 21 dias, enquanto que outros afirmam que só após 40 dias é que passamos a ter um novo hábito. Penso que a criação de um novo hábito é de acordo com a individualidade de cada um, e independentemente do tempo necessário para criar devo continuar até que se torne algo confortável.

Há quem diga não ser correto forçar alguém a fazer algo que não gosta, e digo a você que a questão não é forçar, mas dar estímulos até que haja real mudança. Pais que não estimulam a criança a comer coisas saudáveis estarão cooperando para mais visitas ao médico. Com a falta de estímulo para a prática de atividades físicas e esportivas não é diferente, e essa falta contribui diretamente para o sedentarismo.

Entendo que o atual momento não permite nos expôr por questão de saúde, mas isso não é desculpa para não fazer nada. Com um pouco de criatividade é possível fazermos nossas crianças se interessarem pela prática esportiva a partir de casa, então não perca tempo e invente novas atividades para fazer em conjunto com os pequenos.

 Ex-atleta do Franca Basquetebol Clube
 PRINCIPAIS TITULOS PELOS CLUBES:
 Campeão Paulista 92/93
 Campeão Brasileiro 93, 97
 Campeão das Américas – Equador 93, Argentina 94
 PELA SELEÇÃO BRASILEIRA:
 3º Lugar na Copa America Juvenil – Porto Rico 1989
 5º Lugar no Mundial Sub 22 – Espanha 1989
 INDIVIDUAL:
Troféu Oswaldo Caviglia de melhor do ano A2 – FPB 98
Campeão de enterradas Jogo das estrelas – Brasil 94
Campeão Sul Americano de enterradas – Argentina 93

Isaias de Souza
Cref 026766-G/SP

  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support