Muitos são os benefícios do esporte na infância e é de extrema importância que isso seja estimulado.
Devemos respeitar todas as fases da criança, mas acima de tudo deixar que ela faça a sua escolha pela modalidade que lhe proporcione maior prazer. Digo isso porque como ex-atleta, meu maior desejo sempre foi que meu filho fizesse a mesma modalidade que eu pratiquei.
Assim como nós um dia fizemos a nossa escolha, devemos deixar os pequenos também fazer as suas, para que eles prossigam praticando a modalidade escolhida a fim de promover sua saúde física e mental.
Vou exemplificar aqui como foi essa experiência com meu filho.
Ele cresceu dentro das quadras participando dos treinos das equipes que fui técnico e isso foi sensacional para mim porque dava o estímulo visual, mas principalmente por meus atletas que através de brincadeiras com ele o estimulavam a prática do basquete.
Apesar de viver diariamente em contato com o basquete, deixei que ele fizesse judô, natação, vôlei, futsal, surf, skate, além do nosso futebol de praia e bike.
O detalhe é que a prática de cada uma dessas modalidades foi de sua própria escolha em fases específicas da sua vida, e o interessante é que normalmente ele praticava de duas a três dessas modalidades no decorrer da semana.
Com o tempo os benefícios da prática esportiva se evidenciaram gerando saúde física e emocional, e o melhor de tudo é que alguns vão refletir bons frutos até na sua fase adulta.
A seguir veremos 8 benefícios da prática esportiva na infância:
1 -Ajuda criar hábitos saudáveis
É comum que adultos ativos tenham tido uma infância rica em prática esportiva.
2- Desenvolve a coordenação motora
Por exigir a habilidade de correr, chutar, arremessar e saltar, o desenvolvimento motor é refinado.
3- Aprimora a cognição
Por estimular o raciocínio lógico e a tomada de decisões rápidas durante a prática esportiva, o processo de aprendizagem é evidenciado.
4- Ensina a conviver em grupo
Essa é uma das características mais incríveis do esporte que além do convívio em grupo, também desenvolve verdadeiros líderes.
5- Combate a obesidade infantil
Sabemos que o esporte ajuda no combate a obesidade infantil e não é à toa que a OMS determina a prática esportiva nessa fase.
6- Ensina a respeitar regras
Não é possível praticar esportes sem respeitar regras. Por ser algo prazeroso, naturalmente a criança passa a respeitar e entendê-las como valores éticos.
7 -Preparar para lidar com frustrações
Ganhar, perder e continuar lutando são situações trabalhadas no esporte que ensinam a criança a lidar com as adversidades e que com certeza isso fará grande diferença na sua vida adulta.
8 -Diminui o risco de doenças mentais
O esporte é um grande aliado no tratamento do déficit de atenção e dislexia.
Ex-atleta do Franca Basquetebol Clube PRINCIPAIS TITULOS PELOS CLUBES: Campeão Paulista 92/93 Campeão Brasileiro 93, 97 Campeão das Américas – Equador 93, Argentina 94 PELA SELEÇÃO BRASILEIRA: 3º Lugar na Copa America Juvenil – Porto Rico 1989 5º Lugar no Mundial Sub 22 – Espanha 1989 INDIVIDUAL: Troféu Oswaldo Caviglia de melhor do ano A2 – FPB 98 Campeão de enterradas Jogo das estrelas – Brasil 94 Campeão Sul Americano de enterradas – Argentina 93