Competição Online: veja como a APABA auxilia seus atletas à distância

Saiba de que forma a pandemia afeta o emocional dos atletas
31 de agosto de 2020
Veja os benefícios da prática do basquete para o desenvolvimento físico e mental
16 de setembro de 2020
Exibir tudo

Competição Online: veja como a APABA auxilia seus atletas à distância

Com a chegada da pandemia, os atletas tiveram que se adaptar a uma nova forma de vida sem treinos presenciais, competições e isolados em casa. Muitas dúvidas e medos foram surgindo, principalmente com a preparação física.

Sem o acompanhamento técnico diário, muitos jogadores tiveram que improvisar em casa com os treinos para manter a forma física. Mas as atividades acabam sendo bem diferentes das quadras, onde a intensidade é maior. Todas essas mudanças interferem instantaneamente na saúde física e mental dos atletas. Foi a partir dessa preocupação, que a APABA, se motivou e decidiu prestar um apoio aos seus jogadores, utilizando do auxílio da tecnologia para isso.


reunião virtual com os atletas e técnicos

O comprometimento da APABA com seus atletas

Desde março, a APABA está movimentando ainda mais as redes sociais para disponibilizar conteúdos diários aos seus atletas, como uma forma de manter toda a equipe e clube unidos. Apesar do distanciamento que a pandemia provocou, as reuniões onlines com os times de basquete amenizam a saudade e demonstram que todos estão compartilhando do mesmo momento.

Inicialmente, com as competições sem um prazo para retorno, o futuro podia parecer incerto. Porém, com as recentes notícias positivas em relação ao basquete, a APABA arranjou mais uma forma de reforçar os treinos e motivá-los a praticar as atividades físicas em casa. Agora os atletas precisam suar ainda mais a camisa, e mesmo que virtualmente, os treinos não podem deixar de acontecer.

Os exercícios, além de manter o físico do atleta, também colaboram com a saúde mental, já que resulta na liberação da serotonina no corpo, a qual diminui a ansiedade e estresse. Mas como uma contribuição importante, o acompanhamento psicológico é imprescindível para lidar com a pressão tanto na quadra, como agora, com as restrições da pandemia. Através dessa necessidade, a APABA decidiu por fazer um encontro online, convidando um psicólogo esportivo para tirar dúvidas e auxiliar os jogadores a passarem pelo distanciamento social, de uma forma mais equilibrada.

Veja quais são as atividades onlines realizadas pela APABA

As redes sociais da APABA estão disponibilizando lives com entrevistas de profissionais que acabam se integrando com as atividades físicas dos jogadores. Dentre os conteúdos, estão exercícios preventivos de lesões na volta ao treino presencial, com bate-papo entre a preparadora física Leila Costa e a fisioterapeuta Maria Rosa; uma conversa com o técnico Rafael Choco e o jogador profissional Jonathan, sobre a transição do basquete de base para o profissional; e muitos outros temas importantes que envolvem o basquete, tanto no período da pandemia, como em outros assuntos relacionados ao esporte e suas categorias.

Além de tudo disso, o clube também desenvolveu uma forma de incorporar toda a equipe, mesmo que à distância com apresentações de cada jogador e suas categorias, por meio do “DNA do Atleta” e brincadeiras conhecidas da internet, como o desafio do papel, uma forma de entreter. Para saber mais sobre mundo do basquete, basta acessar as redes sociais da APABA e acompanhar todas as iniciativas de cuidado que o clube disponibiliza aos seus profissionais e jogadores, onde o foco principal é manter a saúde física e mental.